
Liga de Acadêmica de Geriatria e Gerontologia- LIGGER
A Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia trata-se de um projeto que visa englobar cultura, pesquisa, ensino e extensão na atenção à saúde do idoso. Na extensão universitária, propõe a educação em saúde nos grupos de idosos em ambientes com atividades destinadas aos mesmos nas cidades de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte. No campo do ensino, busca, através da dialogicidade freireana, propor a discussão de temas relevantes no que tange o envelhecimento e a saúde do idoso. Por meio da pesquisa, visa incentivar os participantes a pesquisar e publicar em congressos os achados com os trabalhos desenvolvidos. Por fim, com a cultura, pretende, através da memória da pessoa idosa, formular vínculos e resgatar suas histórias em momentos de extensão. Destarte, o projeto em questão visa englobar os pilares da universidade para atingir positivamente a população idosa da região do Cariri, bem como despertar no estudante um olhar diferenciado sobre a pessoa idosa e usar de novas metodologias para levar informações ao paciente.

Projeto Saúde na Terceira Idade
Com o intuito de levar informações sobre saúde e qualidade de vida aos idosos da Região do Cariri, foi criado, em 2019, o Projeto de Extensão Cuidados com a Saúde na Terceira Idade. O mesmo atua levando informações sobre promoção da saúde à população idosa em centros de saúde de Juazeiro do Norte e Barbalha, também realiza ações de entretenimento e lazer com idosos de asilos da Região do Cariri, além de promover arrecadações de alimentos e materiais de higiene pessoal para esses âmbitos. Como projeto de extensão universitária, atua nos quatro eixos, levando informação, cultura, ensino e pesquisa para além dos murros da universidade.
No eixo ensino, leva informações aos alunos do ensino fundamental e médio da rede pública das cidades de Juazeiro do Norte e de Barbalha fornecendo informações para prevenir doenças futuras. Na pesquisa, utiliza os dados obtidos pelas ações como material para produção acadêmica. No eixo cultura, o projeto utiliza os trabalhos feitos pelos idosos nas atividades de arte terapia como material para exposições, além do registro fotográfico que, por meio de exposições culturais dentro e fora da universidade, trouxe ainda mais visibilidade às ações.